Criado em junho 24, 2018 15:53 por Gianfrancesco Scardua
Olá pessoal, tudo tranquilo?
Recentemente andei fazendo uns testes com o Wine no meu Arch, e um dos jogos que testei foi o LEGO Jurassic World (disponível no Steam apenas pra Windows e MacOS). Hoje vou mostrar o que fiz pra rodar esse game no Linux.
Primeiramente devo lembrar a vocês que uso a seguinte configuração:
O wine
bem como o winetricks
podem ser instalados facilmente no Arch com o seguinte comando:
# pacman -S wine-staging-nine winetricks
Nesse momento vamos criar um WINEPREFIX win32 (32 bits) para que tudo rode perfeitamente. Após a atualização do wine-staging do 3.7 para o 3.9 precisei fazer isso.
$ WINEPREFIX=/home/gian/.local/share/wineprefixes/prefix32 WINEARCH=win32 wine wineboot
Obs.: a pasta wineprefixes DEVE existir ao passo que a pasta prefix32 NÃO, essa por sua vez será criada automaticamente ao rodar o comando acima, caso ela exista, ocorrerá um erro.
Dito isso, vamos ao passo a passo que primeiramente envolve instalar dois pacotes com o winetricks
, isso pode ser feito com os seguintes comandos:
$ WINEPREFIX=/home/gian/.local/share/wineprefixes/prefix32 WINEARCH=win32 winetricks d3dcompiler_43
$ WINEPREFIX=/home/gian/.local/share/wineprefixes/prefix32 WINEARCH=win32 winetricks vcrun2013
Instalados os dois pacotes é hora de instalar o Steam, para isso basta fazer o seguinte:
$ WINEPREFIX=/home/gian/.local/share/wineprefixes/prefix32 WINEARCH=win32 winetricks steam
Maravilha! Agora com o Steam instalado não tem mistério, apenas execute ele e instale o LEGO Jurassic World pelo painel do próprio Steam. Divirta-se!
Os testes que fiz e o passo a passo podem ser conferidos também no teste que submeti ao WineHQ, confira nesse link.
Se você é um usuário de placas gráficas Nvidia Optimus, uma coisa que foi crucial para mim, foi um detalhe que tive que fazer para que o jogo rodasse usando a placa gráfica, outras formas de se fazer a mesma coisa devem existir, mas como não encontrei nada que me ajudasse resolvi fazer algo por mim mesmo. O que fiz foi basicamente criar um atalho que chamasse o Steam (versão Windows) usando a placa gráfica. Para isso crie um script com o seguinte (ou execute isso no terminal, dá no mesmo):
env WINEPREFIX="/home/gian/.local/share/wineprefixes/prefix32" optiprime /usr/bin/wine C:\\\\windows\\\\command\\\\start.exe /Unix /home/gian/.local/share/wineprefixes/prefix32/dosdevices/c:/ProgramData/Microsoft/Windows/Start\\ Menu/Programs/Steam/Steam.lnk
Obs.: A linha acima (isso mesmo, aquilo ali em cima deve ficar na mesma linha) faz parte do comando de atalho no menu para chamar o Steam instalado com Wine. Apenas acrescentei o optiprime (ou optirun, primusrun, vai depender da sua configuração, eu fiz o script do optiprime pra desabilitar o VSYNC) para que o Steam fosse executado com a placa gráfica, assim, os jogos também iniciam com ela.